Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
Departamento de Física

Empuxo e Flutuação

Um corpo completamente submerso desloca um volume de fluído, no qual está submerso, igual ao seu próprio volume. Se estiver parcialmente submerso deslocará um volume de fluído igual ao volume da sua parte submersa.

O empuxo é uma força igual ao peso do fluído deslocado.

Quando um objeto pesa mais que o volume do fluído por ele deslocado ele afunda até que o empuxo se iguale ao seu peso. Nesta situação o corpo flutua.

Este aplicativo mostra o efeito do empuxo agindo sobre um objeto menos denso que o fluido (neste caso o fluido é a água).

Você pode variar a densidade do objeto flutuante (um bloco cúbico).

  1. Clique o mouse próximo ao alto da área cinza à esquerda do topo do bloco. Arraste o mouse para cima ou para baixo para variar a densidade do bloco.
  2. Um outro bloco à direita tem a mesma quantidade de área cinza. Esta área cinza será redistribuída uniformemente. (A mesma massa distribuída sobre um volume maior menor densidade).
  3. O bloco começa a se mover para baixo até que o empuxo se iguale ao seu peso.
  4. O volume de fluído deslocado é representado pela área cinza no canto inferior esquerdo.
  5. A curva para pressão varia com a profundidade e é mostrada no lado direito.

Quando o bloco está em equilíbrio, você pode clicar dentro do bloco e arrastá-lo para cima e para baixo. A diferença entre a força da gravidade e o empuxo força o bloco a se mover num movimento harmônico simples (MHS).

Durante a animação pressione o botão do mouse para interromper a animação (libere o botão do mouse para continuar).

Esta simulação originalmente desenvolvida por Fu-Kwun Hwang, do Departamento de Física da Universidade Nacional Normal de Taiwan e traduzida e adaptada, em colaboração com o autor, pelo Prof. Fernando Steinbruch Milman, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Várias outras simulações semelhantes podem ser acessadas no web-site original em Taiwan ou no site espelho existente na UFSC.

Sugestões são bem-vindas!

© 1999 Todos os direitos reservados.
Fu-Kwun Hwang / Department of Physics - National Taiwan Normal University
Nelson Canzian da Silva / Departamento de Física - Universidade Federal de Santa Catarina